Mitos e Verdades sobre atendimento psicológico on-line
- Ticiana Castro
- 27 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2020

Apesar de não ser algo tão novo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas quando se trata de atendimentos psicológicos online, o que acaba gerando muitas fantasias, inseguranças e até mesmo aversão a essa modalidade.
Porém, diante do atual cenário de pandemia e quarentena, essa tem se tornado uma realidade cada vez mais próxima e necessária para cuidarmos da nossa saúde mental.
Assim, decidi trazer alguns mitos e verdades relacionados a isto. Esclarecendo algumas dúvidas ou receios que ainda perpassam pela cabecinha de alguns...

Os efeitos terapêuticos não são os mesmos, pois sem a presença física das pessoas isso não é possível.
❌ MITO ❌
O psicólogo trabalha prioritariamente com o recurso da fala, da comunicação, e esses podem ser acessados por vias diversas, inclusive vídeochamadas, chamadas por áudio ou mesmo escrita. Assim, a eficácia do tratamento não deve ser comprometida por isso. Além disso, para algumas pessoas acaba sendo até mais benéfico. No caso de pessoas que são extremamente tímidas, muitas vezes se sentem mais confortáveis com essa modalidade de atendimento e conseguem até se comunicar melhor. Outra coisa importante é que a modalidade de atendimento on-line não é algo recente, o Conselho Federal de Psicologia já reconhece esse tipo de prática desde 2012.

Psicoterapia online não funciona comigo!
❌ MITO ❌
Eita, esse é bem polêmico, né? Porém, não existem evidências de que a terapia online não funcione com algum tipo de público específico. O que pode ocorrer são algumas limitações (de privacidade ou tecnológicas) ou, o mais comum, resistências/aversão à tecnologia. Daí o processo realmente acaba sendo prejudicado, pois o paciente já embarca nele achando que ‘’não vai funcionar’’ (ou mesmo nem inicia). Isso também ocorre nos atendimentos presenciais, quando o paciente não acredita plenamente na eficácia da psicologia. Mesmo assim, é possível SIM que o paciente seja beneficiado, se ele sobrepor esta primeira barreira de ‘’preconceito’’, persistir na terapia e realmente se engajar no seu processo terapêutico (entendendo que a terapia é uma via de mão dupla, profissional e paciente têm cada um sua parcela de participação).

O valor de um atendimento psicológico on-line é necessariamente mais barato do que um presencial.
❌ MITO ❌
Depende muito de cada profissional. Principalmente se este profissional tem também algum tipo de espaço físico e oferece o atendimento online como outra possibilidade. Quando é esse o caso, ele ainda tem que arcar com os custos de manter o espaço físico. Ainda assim, se o profissional atender apenas em meio online, é importante ressaltar que a maior parte do preço cobrado por uma sessão é referente ao serviço do profissional psicólogo e de toda sua bagagem de estudos (o que é praticamente impossível de se mensurar, pois não envolve só dinheiro investido, mas tempo, engajamento e outras coisas).

O atendimento on-line poupa tempo das partes envolvidas.
✅ VERDADE ✅
Sim, o atendimento online acaba sendo mais prático, pois nem profissional, nem paciente precisam se deslocar até um espaço físico específico. Então o paciente poupa tempo (pois o deslocamento, em alguns casos pode ser de até 2hrs, ida e volta), dinheiro (seja em combustível ou em passagem de transporte) e ameniza o estresse (decorrente de trânsito, possíveis imprevistos que possam gerar atrasos e tempo de espera em recepção).

Não é possível manter o sigilo em um atendimento online.
❌ MITO ❌
O sigilo é uma condição garantida por todos nós psicólogos e está previsto em nosso código de ética. Assim, independente da forma como os atendimentos são realizados, são preservadas, da melhor forma possível, todas as informações do paciente. Os atendimentos são realizados em locais privativos, de maneira a não haver interrupções, não são gravados e os registros gerados (normalmente por vias escritas) são armazenados em locais seguros.

Não se pode iniciar atendimentos por vias online. É preciso ter primeiro contato presencial.
❌ MITO ❌
Desde 2018, quando foi criada a resolução CFP 011/2018, é permitido que os atendimentos sejam iniciados por vias on-line. Além disso, essa resolução também foi atualizada agora em 2020 e contempla ainda mais possibilidades, considerando o cenário atual da pandemia. Para mais esclarecimentos sobre essa e outras resoluções, acesse o site do Conselho Federal de Psicologia e também os sites dos Conselhos Regionais.

O atendimento on-line tem horários e dias mais flexíveis.
✅ VERDADE ✅
Vai depender de cada profissional, mas geralmente acabamos por flexibilizar mais os dias e horários dos atendimentos. Quando existe o compromisso com um espaço físico, no mínimo fica-se a depender do horário de funcionamento do estabelecimento e, se o profissional divide sala com alguém, também não tem todos os dias e turnos à disposição. Esse cenário muda quando o atendimento é realizado em “home office”, dando mais abertura para combinar horários viáveis para ambas as partes envolvidas.

Não é possível atender crianças através dos atendimentos on-line.
❌ MITO ❌
É possível sim, porém com ressalvas. Geralmente são atendidas crianças que já possuem a fala bem desenvolvida, ou seja, crianças com um pouco mais de idade. Nos casos de crianças menores, é possível a realização de orientações com os pais (o que também acontece com as crianças maiores, mas como complemento aos atendimentos). Também é necessário autorização direta do(s) responsável(is) para qualquer um que seja menor de idade.
É isso! Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, deixa aí nos comentários, que eu tentarei responder da melhor forma possível. 😉
❇💭 Ticiana Soares de Castro 💭❇
Psicóloga
📞 (85) 98868.1011
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